sábado, 9 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE

Desde maio  do ano de 2000, nas escolas municipais de Córrego do Ouro Goiás.   A Secretaria Municipal da Educação juntamente com a  Prefeitura Municipal e  lideranças vêm desenvolvendo o Projeto de Educação  e Meio Ambiente como ferramenta de interação extensão escola e comunidade na construção do conhecimento e na preservação do meio ambiente.
O projeto é desenvolvido em módulos, com a realização de  reuniões e oficinas envolvendo as comitivas organizadoras, funcionários da educação como principal apoio do evento, e outros.
             Foram desenvolvidos até este  ano de 2010, dez eventos dos quais resultaram uma divulgação da preservação ao meio ambiente  em nível nacional, onde já existe participantes de alguns  estados vizinhos que vem prestigiar o evento que surgiu através de projetos a famosa CAVALGADA ECOLOGICA  e também são desenvolvidos diferentes oficinas relacionadas ao meio ambiente  pelas as escolas municipais.
Os alunos participaram do PROJETO EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE" através de palestras, pesquisas e diversos outros trabalhos levaram os alunos a identificarem-se como parte integrante da natureza, percebendo que suas ações e atitudes pessoais são fundamentais para que as pessoas se conscientizem da necessidade da  preservação ambiental. Entre outros conhecimentos, os alunos aprenderam que o homem, ao produzir ciência e tecnologia para suprir suas necessidades aumenta o consumo e, com o aumento da população e com a industrialização, é fundamental preservar o meio ambiente.
  Por outro lado, a escola proporcionou a    formação da cidadania levando os alunos a ter consciência não somente de seus direitos, mas também de seus deveres como cidadãos. Com este projeto, a escola possibilitou que os alunos usem sua capacidade de contribuir para o bem da comunidade. Entretanto, para que a escola seja feliz na formação de cidadãos comprometidos com o ambiente, ela mesma tem que se constituir numa comunidade ecológica, se revestindo de valores de preservação ambiental.O homem é constituído ontologicamente de cuidado, de sentimentos e de contemplação, sem essas dimensões não é humano. Precisamos pois, lutar contra uma lógica destrutiva e desumanizadora, desprovida de espiritualidade e beleza. Trata-se de nos libertarmos através da capacidade, ela mesma humana, de sentir e de se escandalizar com o mau trato da natureza, o que só poderá ser feito se obedecermos mais ao coração e menos a exploração dos recursos e se a escola se juntar à causa.
          O quadro é alarmante, mas não pode ser usado como desculpa para a inércia. Ainda é possível ter esperança. De fato, os problemas ambientais têm solução, e nós professores sabemos quais são. Resta ultrapassar o modismo, a inércia e a ganância econômica; resta principalmente admitir que a salvação do planeta passa indiscutivelmente pela escola.
Por fim, a intervenção do homem sobre a natureza, consumindo os recursos naturais e degradando o ambiente, tem provocado consequências nefastas para o planeta e para a vida. A produção e emissão de gases têm destruído a camada de ozônio e promovido o aquecimento global, aumento do nível do mar, ameaça à biodiversidade, escassez hídrica, desertificação, regressão florestal, etc.
Nós vamos colher da natureza o que plantarmos nela.


Um comentário:

  1. realmente foi bom vocês terem lembrado da cavalgada que é um marco em nossa cidade....

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